domingo, 25 de dezembro de 2011

Propriedades dos Logaritmos

 
  Para saber resolver os problemas de logaritmos é importante saber as propriedades. Em 1), O logaritmo de um produto de números positivos é igual a soma dos logaritmos dos fatores. Muitos alunos esquecem dessa propriedade e quando se deparam com um exercício como Log(2+3) resolvem assim: Log 2 + Log 3 , sendo um erro grave! O certo seria Log 5 a resposta. Sabendo que Log 2 + Log 3 = Log (2.3) = Log 6!
  Em 2), O logaritmo do quociente entre dois números positivos é igual a diferença entre os logaritmos do dividendo e do divisor.
  Em 3), O logaritmo de uma potência é igual ao produto do expoente pelo logaritmo da base da potência.
  Em 4) aplicamos a definição.
 
  Espero ter ajudado!


sábado, 24 de dezembro de 2011

Definição de Logaritmo

  Na pesquisa que tenho feito, percebo uma grande dúvida em Logaritmos. Então resolvi explicar aos poucos, começando pela sua definição.
  Acima mostro a definição e a classificação de cada termo seguidos de alguns exemplos.
  Em logaritmos é usado bastante a definição de exponenciais. É importante rever esse tópico antes de entrar em logaritmo e ficar "complicado".
  Quando um número é elevado a uma soma, temos que desmembrar para que dê para resolver mostrado em 1). Em 2) aplicamos diretamente a definição de logaritmo e voltamos ao assunto de exponenciação. É bom lembrar que sempre que temos uma raiz e queremos transformar em potência, o primeiro passo é pegar o número da raiz, caso oculto é o 2, esse número será o denominador da fração que será gerada. O numerador será o número que já está elevado dentroda raiz. Fica mais claro no exemplo. Feito isso, achamos o x.
  Bom, isso foi só uma introdução para os futuros estudos de logaritmo. Em breve darei, com um simples exemplo, domínio da função com logaritmos.
 
 Sugestões e dúvidas mandem para respostamat@yahoo.com

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Função exponencial - Bases diferentes

  Função exponencial é bem simples, porém é importante lembrar de pequenos detalhes. Vejamos o exemplo dado. A primeira idéia que é bom ter em função exponencial é igualar as bases. Neste exemplo vemos 3,9, 81. Todos múltiplos de 3, então 3 será nossa base, mostrada no primeiro passo. No segundo passo ainda temos uma base para converter, lembrando que toda fração que queremos inverter é só elevá-la a -1 e inverter como mostrado. Em seguida temos que resolver a multiplicação de exponenciais que se dá pela soma do que está elevado e repete sua base. Agora temos exatamente 1 termo de cada lado com bases iguais! Para achar o x basta só igualar os valores! Esse foi um exemplo básico que achei por aqui, caso você esteja em dificuldade com outro, só mandar para o e-mail respostamat@yahoo.com !!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Divisão de Polinômio

  Uma das dúvidas que é muito comum é a divisão de Polinômio. É importante saber quem é o dividendo, o divisor, o quociente e o resto (primeira figura) pois no final podemos conferir se achamos o quociente certo, como? basta só multiplicar o quociente pelo divisor e somar com o resto, caso dê o dividendo você calculou de forma correta. Dado o exemplo, primeira etapa temos que pensar em um número que multiplicando o x dá 2x³, anulando ele na posterior soma. No caso é o 2x², ao colocarmos ele embaixo do dividendo, trocamos sempre o sinal para efetuar a soma anulando esta parcela (este é o objetivo). Segundo passo é pensar agora em um número que multiplicado dá o -23x², no caso o -23x que multiplicando dá -23x² e quando colocado do "outro lado" muda o sinal. Assim vai até acharmos o -29 (resto) pois não há valor multiplicado pelo x que resulta em -29.  Vamos conferir? (2x²-23x+28)*(x+1)+(-29) = 2x³-21x²+5x-1 ! Ok, confere que acertamos! É isso, bem simples, espero ter ajudado :)